domingo, 19 de dezembro de 2010

Sinal de Alerta

Final de temporada é tempo para um balanço geral da situação, nem tão boa, do futebol no Brasil

2010 definitivamente não foi um bom ano para o futebol brasileiro. No começo do ano, todas as expectativas e holofotes eram pra Copa, por mais que faltasse um jogador ali, sobrasse outro aqui, ou melhor, escalações a parte, as expectativas sempre aparecem em ano de Copa, mas ta aí, nem parece que esse ano teve Copa não é não?

Seja pelos erros de arbitragem que marcaram o Mundial da África do Sul e trouxeram à tona os debates de aliar futebol e tecnologia ou ainda pelo título já esperado da seleção espanhola e principalmente pela atuação pífia da seleção de Dunga, que caiu nas quartas de final, de virada numa partida contra a Laranja Mecânica, parece que esta Copa passou sem vermos.



Brasil de Kaká foi eliminado ainda nas quartas-de-finais

E não foi só a Copa, o Brasileirão deixou a desejar, por mais que o campeão tenha se consagrado nas últimas rodadas dando uma emoção a mais, faltaram craques brasileiros e sobraram gringos. Prova disso é que o craque do brasileirão deste ano foi Dario Conca, meia argentino do Fluminense. Por falar em meia, ta aí uma posição que preocupa.

Pra começar o bafafá em relação ao Kaká, que não teríamos substitutos a altura pra essa posição, e que bem faltou. Depois passamos para o estágio Ganso e a esperança voltou, mas durou pouco com a lesão do meia santista. Os melhores meias do brasileirão ficou entre Conca, D’Alessandro e Montillo – todos argentinos.

O argentino Conca foi o craque do Brasileirão 2010

Como se não fosse suficiente os hermanos se destacando por aqui, o melhor jogador do Mundo é argentino: Lionel Messi - que concorre pelo bi ao lado de seus companheiros de Barcelona, Iniesta e Xavi. Nenhum brasileiro entrou na fase final da disputa. Aliás, este ano foi a primeira vez que o número de jogadores argentinos negociados com o exterior superou o de brasileiros na história.

Se não bastasse o fracasso na Copa e o Campeonato Brasileiro nem tão brasileiro assim, o despacho antes da hora do Internacional no Mundial de Clubes foi a cereja do bolo de 2010. A derrota para a zebra africana, o Mazembe, fez o Colorado ser o primeiro time sul-americano a não chegar à final da competição. Acho que foi geral o sentimento ao assistir a final de “como o Inter perdeu pra um time desses?”, afinal era o País do Futebol sendo representado pelo time gaúcho ali.


Eliminação do Internacional no Mundial de Clubes foi a cereja do bolo de 2010

Estaria o futebol brasileiro em crise? Não sei dizer, mas é fato que os times brasileiros se preocupam muito mais com títulos do que a formação de bons jogadores desde as categorias de base. Mas e para você quais as expectativas para o futebol brasileiro em 2011? Não deixe de comentar.

Rafaela Righetti.

Um comentário:

  1. Retribuindo a visita,

    Bom post, abordando os principais fatos que envolveram o futebol brasileiro nesse ano. E legal, ver uma mulher que escreve com propriedade sobre o futebol (algo cada dia mais comum)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...