sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Uma pitada de polêmica

A imagem das mulheres, em grande parte da programação dos canais abertos, é voltada para o apelo sexual. Desde chacretes, passando por Tiazinha e Feiticeira e chegando as Panicats, o tempo foi passando e o espaço para este tipo de apelo não passou, pelo contrário, tem cadeira cativa na televisão brasileira.

Desde assistentes de palco até as dançarinas, todas sempre com um figurino providencial valorizando o corpo e as curvas “que só a mulher brasileira tem”. Esse tipo de imagem se tornou normal, por mais que muitos condenem ninguém mais se assusta. O curioso é que não se assustam com esse tipo de apelo sexual e ainda chocam com a nudez das mulheres em revistas masculinas.



Será que é tão surpreendente assim as mulheres venderem “sua intimidade” e expor seu corpo frente uma sociedade que está acostumada a ver as mulheres feito objetos no principal veículo de comunicação do país? O caso mais recente que chocou muitos é o de Cleo Pires. Muitos falam “ela não precisava disso”, “aposto que a Glória não aprovou”, “o que será que o Fábio Jr achou?”. Ninguém percebe que ao pensar isso já é uma invasão de intimidade. Será que ela expôs muito além do que já é exposto de sua vida?


Não vou ser hipócrita de falar que defendo a causa das mulheres posarem nuas. Claro que acho que como todos os atos tem consequências, e nesse caso ruins. Imagine a capa da vez passando em uma oficina de mecânicos e vendo lá o próprio “popozão” a mostra? Ou os amigos do Fiuk comentando da revista da irmã? Ou ainda na noite de autógrafos algum estranhão que foi comprar elogiando?! Será que tem cachê que pague por tudo isso?

Cleo e sua Playboy em dois momentos: no lançamento da revista e sendo abordada por um fã no aeroporto
Tenho a impressão de que depois do ensaio a visão de intimidade deve sim mudar. Mas creio que não é a toa que a maioria delas são famosas e já estão acostumadas de alguma forma com a exposição. Para muitas delas posar nua é tão normal quanto para nós ver a imagem da mulher como “boazuda” em programas de domingo à tarde.

A relação entre a nudez e a sociedade é no mínimo confusa. Não se escuta uma mulher comentando com a outra sobre a última G Magazine, isso é sinônimo de vergonha alheia. Um seio a mostra em um desfile de alta costura choca a tudo e todos. Os valores morais parecem valer para certas situações e outras não. E pra você para qual situação a moral fala mais alto?

Rafaela Righetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...