quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pitada de Samba

Motivada pela volta do nosso blog e o centenário de Adoniran Barbosa (aquele do "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca" sabe?), resolvi escrever um pouco sobre Samba. Não, não sou nenhuma expert no assunto e muito menos conheço horrores sobre música, mas gosto muito e sei reconhecer quando a música é boa. Cresci ouvindo clássicos do samba sem nem mesmo saber do que se tratava e as festas e encontros de família (aquelas mesmo que a maioria das pessoas acha chata e com músicas de velho, eu adoro!) contribuiram bastante pra eu conhecer algumas dessas músicas.

O samba tem origem africana, mas sua essência é genuinamente brasileira. Com grandes nomes como Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves, Carmen Miranda, Noel Rosa, Dorival Caymmi e Ary Barroso, consolidou-se no país de uma maneira avassaladora e enfeitiçou os brasileiros durante a chamada “Era de Ouro” do rádio. Enfeitiçou e enfeitiça, afinal quem nunca se pegou cantarolando ou até mesmo chacoalhando durante um sambinha? Nem que fosse de brincadeira.

Mas, apesar de servir de inspiração para muitos ritmos e contribuir para a identidade musical brasileira, muitos ainda negam o samba e acreditam que pagode, carnaval e gafieira é tudo a mesma coisa. Mas não é! A origem e inspiração sim, mas cada qual com a sua identidade.

Samba é eterno, desde as marchinhas de carnaval, os samba identidade - que falam do cotidiano – aos famosos malandros cariocas. O samba está presente na história do país e dos brasileiros, afinal quem não gosta de samba “é ruim da cabeça ou doente do pé”!



Gabriela Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...