
Lady Di marcou sua geração, como nenhuma outra mulher. A singela professora conquistou o mundo com sua simpatia e classe, sem contar que tornou a fantasia de toda garota realidade: se tornou princesa. De outro lado, assistimos hoje a tentativa de “reinado” de outra diva, uma diva pop, mas com o mesmo titulo de lady: Lady Gaga.
Venhamos e convenhamos que comparar as duas seria absurdamente impossível. Mas, há um fator que une as duas ladies: o papel da mídia. Lady Gaga (assim como Britney Spears ou Madonna) é filha legitima da mídia. A mídia precisa dela tanto quanto ela necessita da mídia. Sem a mídia, Gaga não existiria. Já princesa Diana tinha autonomia de existência, era a mídia que precisava dela.
Diana foi uma das primeiras vítimas da sede infreável dos paparazzis. A morte da princesa foi causada por uma perseguição feita por eles. A diferença é que para Gaga quanto mais paparazzis melhor. Expor sua intimidade é o que ela quer e o que ela necessita para se manter nos holofotes. Diana não precisava e nem queria isso, tornando a perseguição atrás dela ainda maior. Afinal tudo que é proibido é mais gostoso não é mesmo? E todo mundo tem mais interesse em um flagra exclusivo, fato!
Gaga usa todos os mecanismos que pode para chamar as luzes dos holofotes para si: coreografias ousadas, roupas escandalosas e até tem uma música chamada “Paparazzi”. Mas será que tudo isso é suficiente? Bom pelo menos o mundo da música ela já tem dominado. Seu álbum de estreia, “The Fame”, já vendeu mais de 4 milhões de cópias por todo o mundo. Suas musicas com refrão chiclete e batidas dançantes tocam em rádios de qualquer lugar, aqui no Brasil não é diferente. Ou vai dizer que você nunca cantou junto com “Love Game”, “Poker Face” ou “Just Dance”?
Mas a questão é: personalidades femininas tem centenas e milhares, mas quantas conseguiram influenciar e marcar uma inteira geração? O glamour de Lady Di atravessou fronteiras e ela se tornou também ícone fashion. Até o vestido de casamento da minha mãe foi inspirado no dela. Agora falar que a Lady Gaga vai alcançar mais e mais fãs pela sua moda é exagero né? Mas isso já é assunto para um outro post....
Rafaela Righetti




